A segurança da informação está relacionada com proteção de um conjunto de dados, no sentido de preservar o valor que possuem para um indivíduo ou uma organização.
São características básicas da segurança da informação os atributos de confidencialidade, integridade, disponibilidade e autenticidade.
Esta não está restrita somente a sistemas computacionais, informações eletrônicas ou sistemas de armazenamento.
O conceito se aplica a todos os aspectos de proteção de informações e dados.
O conceito de Segurança Informática ou Segurança de Computadores está intimamente relacionado com o de Segurança da Informação, incluindo não apenas a segurança dos dados/informação, mas também a dos sistemas em si.
A convergência quebrou paradigmas e barreiras que separavam os mundos da telefonia fixa, móvel, televisão e Internet. Hoje esses mundos interagem graças ao protocolo IP, revolucionando as comunicações.
Frente a essa nova realidade e às características do protocolo IP, é preciso construir mecanismos para garantir a segurança da informação e da comunicação.
No ambiente de TICs deve-se conhecer profundamente cada uma dessas tecnologias dentro de uma visão interdisciplinar e integrada dos riscos a que estão expostas.
A integridade da infraestrutura de telecomunicações constitui um assunto de interesse nacional. Dado o seu caráter crítico, deve-se garantir a proteção dessa infraestrutura, de forma a garantir a continuidade dos serviços em casos de situações adversas.