Inclusão Digital

A inovação tecnológica tem impulsionado as tecnologias de informação e comunicação, que despontam como uma força motriz do desenvolvimento econômico e social do mundo moderno.

Entretanto, em países com grandes diferenças socioculturais e econômicas, como o Brasil, a rápida difusão de uma nova tecnologia pode ampliar as desigualdades entre os diversos extratos da sociedade.

Promover a inclusão digital pressupõe planejar e desenvolver soluções que permitam superar as barreiras ao acesso equitativo para toda a população, alinhando a inovação tecnológica às necessidades de indivíduos e grupos sociais.

Transportar e apresentar as informações não são as únicas condições necessárias; é preciso também que o conteúdo seja compreendido e assimilado pelos usuários.

Para tanto, há que se buscar sinergia entre soluções novas e existentes, identificando-se demandas latentes e considerando-se fatores como flexibilidade tecnológica, alternativas de baixo custo, usabilidade, acessibilidade, inteligibilidade, treinamento e parcerias entre os setores público e privado, além de políticas públicas voltadas ao tema.