O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

FIQUE POR DENTRO
Leia também:
RADIAÇÃO DAS ANTENAS

Os níveis seguros de exposição às ondas de rádio emitidas pelas antenas das estações transmissoras de serviços estão estabelecidos pela Anatel no Regulamento sobre Limitação da Exposição a Campos Elétricos, Magnéticos e Eletromagnéticos na Faixa de Radiofreqüências entre 9 kHz e 300 GHz, aprovado Resolução 303/2002. O documento define limites para exposição humana à ondas eletromagnéticas.

Conheça, a seguir, respostas a algumas das perguntas mais comuns sobre a radiação das antenas e seus efeitos.

Ondas eletromagnéticas podem atrapalhar o funcionamento de equipamentos?

Marca-passos cardíacos implantados e desfibriladores podem sofrer interferência de radiofreqüências. Por isso, as pessoas que os utilizam precisam se informar com seus médicos para determinar o risco de interferência.

Quais os efeitos das ondas eletromagnéticas?

Todos os dias, muitas pessoas são expostas a ondas eletromagnéticas de radiofreqüências de baixa intensidade, provenientes de diversas fontes, sem perceber qualquer efeito.

Apesar disso, pesquisas científicas continuam investigando a possibilidade da existência de efeitos ainda não detectados.

Quando expostas a campos eletromagnéticos intensos, algumas pessoas podem apresentar aumento na temperatura do corpo, mas a população em geral não se aproxima o suficiente das antenas transmissoras para sentir esses efeitos.

O acesso às antenas é protegido por cercas ou edificações que impossibilitam essa aproximação, principalmente nos serviços de radiodifusão.

Quais os efeitos de morar, trabalhar ou estudar perto de antenas transmissoras?

A intensidade de ondas de radiofreqüências diminui rapidamente com o distanciamento das antenas.

Para a maior parte da comunidade científica internacional, é de que se a estação não expõe a população a campos eletromagnéticos de radiofreqüências de níveis superiores aos limites recomendados, não existe dano à saúde.

© Todos os direitos reservados - 2011 Macrotelco