O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

FIQUE POR DENTRO
Leia também:

QUESTÕES MAIS FREQUÊNTES

O que é Telefonia via Internet?

É uma conjunçâo de hardware e software que possibilita o uso da internet como meio de transmissão de telefonemas.

O que é VOIP ?

VoIP significa Voice over Internet Protocol e permite fazer telefonemas através da internet. É um termo técnico intercambiável com Telefonia via Internet.

Como funciona Telefonia via Internet?

Opera convertendo o sinal de voz do telefone para um sinal digital o qual é transmitido pela internet.

No outro extremo este sinal digital é reconvertido para sinal de voz.

Quando você usa um adaptador de telefone (ATA) conectado ao computador, as chamadas são executadas exatamente como num telefone normal.

Inicialmente você ouvirá um sinal de chamada e após irá discar o número desejado.

Você também poderá fazer chamadas diretamente através do seu computador multimidia.

Como posso saber se estou recebendo uma chamada VOIP ?

O telefone irá chamar exatamente como uma chamada convencional.

VOIP funciona com telefones celulares?

Sim, é possível ligar para telefones celulares.

Posso fazer chamadas para telefones convencionais?

Sim.

Quais são algumas vantagens de Telefonia via Internet?

Devido ao fato desta tecnologia ser digital ela oferece, além do preço baixo, serviços não disponíveis com telefones tradicionais. Se você já tem serviço de banda larga não haverá nenhum custo adicional para uso de linhas VOIP.

Posso levar meu adaptador para telefone VOIP em minhas viagens?

Você pode usar seu serviço VOIP em qualquer lugar desde que haja serviço de internet banda larga disponível.

Posso acessar a internet durante uma chamada?

Sim. Se a largura de banda permitir você poderá falar ao telefone e acessar a internet ao mesmo tempo.

O que é um fone SIP?

SIP significa Session Initiation Protocol. É um software usado para fazer a comunicaçâo VOIP.

Meu computador necessita estar ligado?

Caso você esteja fazendo chamadas com um telefone conectado a um adaptador ou usando um telefone VOIP , não precisa. Mas se você desejar usar um softfone ele deverá ser executado em seu computador.

Posso enviar fax de um número IP para outro número IP?

Este serviço de fax não é garantido. Para usar sistema de fax de IP para IP, quem envia e recebe deve ser um membro do sistema Cliconnect e devem ter suas máquinas de fax conectadas a adaptadores de telefone analógicos(ATAs). Outro importante fator será a velocidade e qualidade da conexão internet. Como dados de fax nao podem ser compactados o codec G711u/a deve ser utilizado, o qual requer um mínimo de 64Kb/s em ambas as direções sendo recomendado 90Kb/s.

Posso enviar um fax de um número IP para um número PSTN?

Fax de fones IP para linhas PSTN não são possíveis.

Que tipos diferentes de CODECs existem?

Um Codec é um software compressor de dados que converte sinais analógicos em sinais digitais para transmissão de dados na rede. Atualmente, são usados os seguintes Codecs:

  • GSM - 13 Kbps (full rate), quadros de 20ms
  • ILBC - 15Kbps, quadros de 20ms: 13.3 Kbps, quadros de 30ms
  • ITU G.711 - 64 Kbps, baseado em amostra. Também conhecido por alaw/ulaw
  • ITU G.722 - 48/56/64 Kbps
  • ITU G.723.1 - 5.3/6.3 Kbps, quadros de 30ms
  • ITU G.726 - 16/24/32/40 Kbps
  • ITU G.728 - 16 Kbps
  • ITU G.729 - 8 Kbps, quadros de 10ms
  • Speex - 2.15 to 44.2 Kbps
  • LPC10 - 2.5 Kbps
  • DoD CELP - 4.8 Kbps
  • O que significa ENUM?

    ENUM significa em inglês Telephone Number Mapping (Mapeamento de Números de Telefone). Esta abreviação esconde em si uma ótima idéia: ser alcançável em qualquer lugar do mundo com o mesmo número de telefone – e com o melhor e mais barato reencaminhamento de chamadas. O ENUM conecta um número de telefone a um endereço da Internet que é publicado no sistema DNS.

    O proprietário de um número ENUM pode, portanto, publicar para onde uma chamada deve ser reencaminhada através de uma entrada DNS. E mais, diferentes rotas podem ser determinadas para diferentes tipos de chamadas – por exemplo, você pode determinar um reencaminhamento diferente se a chamada vier de um fax. O ENUM necessita do número de onde a chamada se origina para operar.

    O número do ENUM é registrado de modo semelhante ao registro de um domínio. No momento, muitos registradores e provedores VoIP estão fornecendo este serviço de graça.

    O ENUM é um padrão novo e ainda não muito divulgado. Apesar de parecer estar prontopara causar uma nova revolução nas comunicações e mobilidade pessoal.

    O que é cancelamento de ECO?

    O cancelamento de ECO é o processo de remoção do eco de uma comunicação de voz para melhorar a qualidade da voz na ligação. O cancelamento de eco é geralmente necessário porque as técnicas de compressão de voz e atraso no processo de empacotamento geram eco. Há 2 tipos de eco: eco acústico e eco híbrido.

    O cancelamento de eco não só melhora a qualidade da chamada como reduz o consumo da largura de banda devido a sua técnica de supressão de silêncio.

    Como funciona o FAX em ambientes VoIP?

    O FAX foi designado para redes analógicas, portanto não funciona bem em redes VoIP. Isso ocorre porque as comunicações com FAX utilizam o sinal de modo diferente da comunicação normal com voz.

    Quando a tecnologia VoIP digitaliza e comprime uma comunicação de voz analógica, esta é otimizada para VOZ, não para FAX. Por conseqüência, se um fax é conectado em um adaptador ATA para a rede VoIP, este funcionará, mas é provável que haja problemas durante as transmissões de fax. Se a transmissão tem que ser feita desta forma, assegure-se de que esteja usando o codec G 711, cuja compressão é mínima.

    Para fax, você tem as seguintes opções:

    1. O modo mais fácil de operação é conectar o aparelho de fax diretamente à linha telefônica analógica existente e fazer o bypass completo do seu ambiente VoIP.

    2. Substitua o equipamento de fax por um provedor de serviços de fax. Há vários disponíveis a custos muito baixos por mês (mais barato que uma inscrição em linha telefônica)

    3. Adote o T38, que requer um gateway e um equipamento de fax compatíveis com T38, um cartão de fax ou software de fax.

    O que é H323?

    O H323 é um conjunto de padrões da ITU-T que define um conjunto de protocolos para o fornecimento de comunicação de áudio e vídeo numa rede de computadores. O H323 é um protocolo relativamente antigo que está atualmente sendo substituído pelo SIP – Session Initiation Protocol. Uma das vantagens do SIP é ser bem menos complexo e semelhante aos protocolos HTTP / SMTP. Portanto, a maioria dos equipamentos VoIP disponíveis atualmente seguem o padrão SIP. Os equipamentos de VoIP mais antigos seguem o H 323. A Cliconnect usa o SIP.

    Quais são as vantagens de um IP PBX?

  • Muito mais fácil de instalar e configurar que um sistema de telefonia proprietário
  • Mais fácil de gerenciar devido à sua interface de configuração de rede
  • Não há necessidade de fiação telefônica separada
  • Permite o recurso hot-plug para que os usuários possam conectar seus telefones de qualquer lugar do escritório – os usuários simplesmente levam seus telefones e os conectam na porta ethernet mais próxima, e mantêm o número existente!
  • Permite um roaming mais fácil – as ligações podem ser enviadas a qualquer lugar do mundo devido às características do protocolo SIP
  • Redução significativa de custos pelo uso da Internet
  • O padrão SIP elimina os caros telefones proprietários
  • Bom em pequena ou grande escala
  • Melhores relatórios
  • Melhor visão geral do status do sistema e das chamadas
  • O que é SIP - Session Initiation Protocol?

    SIP, que significa em inglês Session Initiation Protocol (Protocolo de Inicialização de Sessão), é um protocolo de sinalização de telefonia IP usado para estabelecer, modificar e finalizar chamadas telefônicas VoIP.

    O SIP foi desenvolvido pela IETF e publicado como RFC 3261 O SIP descreve a comunicação necessária para estabelecer uma ligação telefônica. Os detalhes são, então, descritos no protocolo SDP.

    O SIP tomou a VoIP de uma forma impressionante. O protocolo se assemelha ao HTTP, é baseado em texto, e é bastante aberto e flexível.

    Portanto, substituiu amplamente o padrão H323.

    © Todos os direitos reservados - 2011 Macrotelco