O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

FIQUE POR DENTRO
Leia também:
ONDAS DE RADIO

As ondas de rádio também são conhecidas por "ondas eletromagnéticas de radiofreqüências", "ondas eletromagnéticas", "ondas de radiofreqüências", "espectro de radiofreqüências" ou, simplesmente, "radiofreqüências".

Essas ondas são campos eletromagnéticos utilizados nas comunicações sem fio como, por exemplo, nas transmissões de televisão ou rádio, nos telefones celulares, nos rádios utilizados por policiais, bombeiros e ambulâncias, nos radares de controle de aviões e nos telefones sem fio.

As ondas podem ser produzidas também por equipamentos que não são usados para telecomunicações, como fornos de microondas.

As radiofreqüências são um recurso limitado e um bem público. Por esse motivo, sua utilização deve ser feita de forma adequada.

A Anatel, por meio da Lei 9.472/97, foi incumbida de administrar a utilização do espectro de radiofreqüências, regulamentando e fiscalizando seu uso.

Cada faixa de radiofreqüência é adequada para uma determinada aplicação ou serviço.

A regulamentação aplicável às diversas faixas de radiofreqüências podem ser encontradas no Plano de Atribuição, Destinação e Distribuição de Faixas de Freqüências no Brasil (PDFF)

© Todos os direitos reservados - 2011 Macrotelco